Acesso à Informação: Esesp e Secont capacitam mais de 300 servidores

Publicado em 14/06/2017 às 15h16 | Atualizado em 01/08/2017 às 10h18
Aula da 10ª turma no curso Acesso à Informação, realizado na Esesp em parceria com a Secont.

Desde que começou a ofertar o curso sobre a Lei de Acesso à Informação (LAI), em 2015, a Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp), em parceria com a Secretaria de Estado de Controle e Transparência (Secont), capacitou mais de 300 servidores de diversos órgãos estaduais no tema. A formação tem ajudado o Estado nos bons resultados conquistados quando o assunto é uma gestão transparente.

Até o momento, foram disponibilizadas 10 turmas, sendo nove delas com foco na capacitação dos profissionais que atuam no Estado. A décima, realizada nesta semana, também foi aberta à participação de servidores municipais.

De acordo com o docente Fabiano Louzada, um dos grandes benefícios da formação é permitir uma mudança de comportamento dentro da administração pública. “O que começamos a perceber é uma mudança na maneira de agir quando assunto é transparência. A cultura de sigilo vai ficando para trás e cada vez mais passamos a adotar a cultura da publicidade como regra”, explicou.

Fabiano também falou sobre a importância do cumprimento daquilo que é previsto na legislação. “A lei vem para promover o controle social. Esse é o seu principal objetivo. Capacitar nossos profissionais significa deixá-los preparados para atender à demanda da sociedade por informações públicas”, completou.

Em vigor desde 2012, a LAI (nº 12.527/2011) veio fortalecer a cultura da transparência na administração pública, permitindo que qualquer pessoa, física ou jurídica, sem necessidade de apresentação de motivo, possa receber informações públicas dos órgãos e entidades.

Com isso, o cidadão amplia seu poder de fiscalização sobre a gestão pública, fortalecendo o controle social, uma importante ferramenta para o combate à corrupção e à má gestão dos recursos.

O curso

Voltado a servidores públicos responsáveis pelo recebimento e processamento das demandas de informações nas Secretarias (como ouvidores e assessores de comunicação), o curso coloca os participantes em contato com as normas, prazos e procedimentos estabelecidos pela legislação.

São abordadas questões conceituais sobre a LAI, como importância, princípios norteadores, direitos do cidadão, responsabilidades do agente público, entre outras. Além disso, os métodos operacionais voltados para o atendimento das demandas da sociedade também têm espaço na formação.

Transparência e Referência

O Espírito Santo tem sido destaque nacional. A Transparência do Estado recebeu no último mês a segunda nota 10 consecutiva, ficando em primeiro lugar na escala Brasil Transparente, realizada pela Controladoria Geral da União (CGU). O Espírito Santo também teve duas notas 10 consecutivas, em 2015 e 2016, na avaliação do Ministério Público Federal (MPF).

O reconhecimento também veio por meio da aplicação da Lei Anticorrupção. A Secont foi eleita a instituição pública mais lembrada do Brasil quando se fala em ações de combate à corrupção. A secretaria recebeu o prêmio nacional “Top of Mind de Compliance” – termo em inglês que é o conjunto de ações para se fazer cumprir as normas legais e regulamentares. A votação foi aberta, pela internet.

Essas ações têm gerado também mais participação da sociedade. O Novo Portal da Transparência do Governo do Estado, lançado em dezembro, aumentou em 29,05% o número de acessos dos cidadãos, comparando os quatro primeiros meses de funcionamento, neste ano, com o mesmo período de 2016.

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Comunicação da Esesp

Renan Correia Chagas

renan.chagas@esesp.es.gov.br

Tel.: 3636-6720 / 3636-6719

 

Assessoria de Comunicação da Secont:

Flávia Martins - (27) 3636-5354 / 98895-1695

flavia.martins@secont.es.gov.br