Licitações com recursos internacionais poderão ser acompanhadas no Portal da Transparência

Publicado em 17/05/2019 às 11h58 | Atualizado em 06/06/2019 às 14h55
O secretário Edmar Camata destacou a importância da medida para o controle social

O controle social sobre a utilização de recursos públicos ganhou ainda mais força no Estado. Agora, qualquer cidadão poderá acompanhar, por meio do Portal da Transparência, as licitações realizadas com a utilização de recursos oriundos do Programa Profisco II do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A disponibilização dos dados foi possível após a homologação, por parte do BID, do uso do Sistema Integrado de Gestão Administrativa do Governo do Estado (Siga) para a realização dos pregões, em abril.

O Siga já é utilizado em todos os pregões realizados pela Administração Direta e Indireta do Poder Executivo Estadual.  No caso do Profisco II, o Estado vinha utilizando outro sistema, que era homologado pelo BID.  A adesão da instituição ao Siga, além de garantir mais transparência às licitações, facilita o monitoramento e controle dos gastos por parte do Governo do Estado.

Todas as licitações registradas no Siga são automaticamente demonstradas no Portal da Transparência do Estado, tornando acessível ao cidadão o acompanhamento das compras e contratos realizados pelo Poder Público Estadual.

A utilização do Siga também permite que os pregões eletrônicos sejam monitorados por meio do Projeto Sentinela, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Controle e Transparência (Secont) com o objetivo de analisar as concorrências e detectar indícios de fraudes.  “O objetivo do Estado é fazer com que todas as compras públicas estejam disponíveis para consulta no Portal de Transparência, para fortalecer o controle social e também os instrumentos de controle externo“, ressalta o secretário de Estado de Controle e Transparência, Edmar Camata.

O subsecretário de Controle, Marcelo Antunes, observa que o BID exige o cumprimento de uma série de requisitos, como segurança antifraude, para utilizar um sistema como o Siga. “Com a homologação, nossa expectava é que outros financiamentos com recursos internacionais – como os contratados junto ao Bando Mundial – sigam pelo mesmo caminho”, explica.

 A Secretária de Gestão e Recursos Humanos, Lenise Loureiro, celebrou a homologação do Módulo de Compras Siga pelo BID para os certames licitatórios do Profisco II. Lenise destaca que a decisão do banco é um reconhecimento da gestão correta e transparente do sistema estadual. “O Siga é um instrumento, de propriedade do Governo do Estado, a serviço do poder público, que auxilia a administrar, da melhor forma possível, os recursos públicos”, destacou. 

No Estado, o Profisco II prevê a aplicação de US$ 37,8 milhões provenientes de recursos da instituição. O programa é uma linha de crédito condicional do BID aos Estados para financiamento de projetos de melhorias da administração das receitas e da gestão fiscal, financeira e patrimonial.  A Secont está elaborando Termos de Referência de forma a atender às normas do Profisco 2 junto à Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), com vistas a captar recursos no valor de aproximadamente US$ 2 milhões para investimento no projeto de Modernização do Controle Interno.

Siga

O Sistema Integrado de Gestão Administrativa (Siga) é um software on-line corporativo, gerido pela Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger) e composto por oito módulos, buscando fortalecer a gestão administrativa. A utilização do programa é obrigatória pela Administração Direta e Indireta do Poder Executivo Estadual.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secont

Cintia Bento Alves

(27) 3636-5354 | (27) 98895-1695

cintia.alves@secont.es.gov.br

 

Assessoria de Comunicação da Seger

Vitor Possatti Rodrigues

vitor.rodrigues@seger.es.gov.br

Pedro Sarkis

pedro.sarkis@seger.es.gov.br