Secont e TCE-ES fazem parceria para aumentar transparência

Publicado em 02/06/2017 às 17h35 | Atualizado em 01/12/2017 às 16h03

Referência nacional na área, o Governo do Estado fez uma parceria com o Tribunal de Contas do Estado (TCE-ES), para a reformulação do portal da transparência do órgão. A Secretaria de Estado de Controle e Transparência (Secont) assinou nesta semana um termo de cooperação com o TCE-ES, que permitirá a integração de informações da base de dados do Sistema Integrado de Gestão das Finanças Públicas do Espírito Santo (Sigefes) publicadas no Portal da Transparência do governo.

Na prática, isso vai permitir ao Tribunal replicar em seu portal as consultas de despesas já disponíveis no portal do Estado. O secretário da Secont, Eugênio Ricas, destacou a importância do acordo. “Esta é uma ação importantíssima! Mostra o compromisso da gestão do TCE-ES com a transparência e o compromisso da Secont em disseminar sua experiência com os demais órgãos. É isso que a sociedade espera dos órgãos de controle, e não podemos nos afastar desta importante missão”, ressaltou.

A economia foi um dos benefícios do termo de cooperação apontado pelo subsecretário de Estado Transparência, Luis Fernando Mendonça Alves. “Além de permitir a ampliação da transparência, essa cooperação possibilitou também economia de recursos públicos, ao permitir ao TCE-ES utilizar as consultas já presentes no Portal da Transparência do Estado, que não teve dispêndio com o desenvolvimento de novas consultas de despesas, por exemplo. Foi importante também no sentido de permitir ao TCE-ES desenvolver seu portal em um menor prazo de tempo”, explicou.

O presidente do Tribunal, conselheiro Sérgio Aboudib, agradeceu a cessão da tecnologia e destacou a importância do trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Estado.

“Essa cooperação permite o uso de tecnologia já existente, a economia de esforços e de dinheiro público. Agradecemos muito à secretaria por compartilhar sua experiência, tendo reconhecidamente o portal mais transparente do Brasil. Nós, como órgão de controle, obrigatoriamente temos de dar exemplo, e com o apoio da Secont poderemos oferecer à sociedade capixaba um portal absolutamente acessível, com todas as informações que ela merece ter”, afirmou.

Segundo o Tribunal de Contas, a nova versão de seu portal da transparência, com novas ferramentas de consulta, está prevista para ser lançada em 15 dias.

Assessoria de Comunicação Secont:

Flavia.martins@secont.es.gov.br

(27) 3636-5354 / 9 8895-1695