Novo Portal da Transparência do Estado é destaque em congresso de gestão pública

Publicado em 07/07/2017 às 14h50 | Atualizado em 01/08/2017 às 10h19
O auditor Fabrício Massariol apresentou as funcionalidades do novo portal

A modernização do Portal da Transparência do Governo do Espírito Santo foi tema de painel apresentado nesta quinta-feira (06), durante o X Congresso Consad de Gestão Pública. Realizado pelo Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad) e voltado a servidores, especialistas em gestão pública e estudantes, o evento acontece até esta sexta-feira (07), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF).

Com o tema “Modernização e Ampliação do Portal da Transparência do Espírito Santo: Pensado pelo Cidadão para o Cidadão”, o painel apresentado pelos auditores do Estado Fabrício Massariol, coordenador da Transparência, e Fabiano Louzada, foi um dos selecionados para o congresso, entre mais de 400 trabalhos científicos inscritos.

Fabrício destacou que o método de gestão adotado pela Secretaria de Estado de Controle e Transparência (Secont) para construir o novo Portal da Transparência (www.transparencia.es.gov.br) foi um dos fatores de sucesso do projeto, lançado em dezembro.

“Conseguimos envolver a sociedade e obter mais de 800 participações por meio da pesquisa de opinião. A mobilização dos gestores públicos de várias secretarias e a aplicação de novas tecnologias adotadas pelo Prodest (Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Espírito Santo) também contribuíram para o bom resultado do trabalho. Esse congresso é uma excelente oportunidade para mostrar aos estados e municípios o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Secont”, ressaltou Fabrício.

O subsecretário da Transparência, Luis Fernando Mendonça Alves, ressaltou que o Novo Portal, com mais ferramentas de consulta e funcionalidades, solidificou a posição de liderança do Espírito Santo como o Estado mais transparente do País.

“O modelo de gestão adotado para o portal fez com que o projeto se tornasse um case de sucesso que serve de inspiração para estados e municípios, pois resultou em uma ferramenta de inegável potencial para o exercício do controle social, ao mesmo tempo em que contempla os requisitos legais impostos pela Lei de Acesso à Informação”, destacou Luis Fernando.

Avaliações

A Transparência do Estado recebeu neste ano a segunda nota 10 consecutiva, ficando em primeiro lugar na escala Brasil Transparente, da Controladoria Geral da União (CGU). O Espírito Santo também teve duas notas 10 consecutivas, em 2015 e 2016, na avaliação do Ministério Público Federal (MPF).

Mesmo sendo referência nacional e com as avaliações positivas, em dezembro de 2016 foi lançado o Novo Portal da Transparência, trazendo novas ferramentas e funcionalidades, para facilitar o acesso do cidadão e o entendimento dos dados, além de ser responsivo, ou seja, adapta-se ao tamanho do dispositivo utilizado durante o acesso, como celular ou tablet.

“O portal é uma das mais importantes ferramentas de controle social à disposição dos cidadãos. O objetivo do Governo do Espírito Santo é que a sociedade utilize cada vez mais esta ferramenta, exercendo o controle social para contribuir com uma gestão cada vez mais eficiente, para que possamos construir um Espírito Santo cada vez melhor para todos os capixabas”, afirmou o secretário da Secont, Eugênio Ricas.

 

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secont

Flávia Martins - (27) 3636-5354 / 98895-1695

flavia.martins@secont.es.gov.br