Órgãos do Estado recebem homenagem por boas práticas em Ouvidoria

Publicado em 26/03/2019 às 11h57 | Atualizado em 26/03/2019 às 11h59
O secretário de Estado de Controle e Transparência, Edmar Camata, entregou as placas de homenagem ao presidente executivo do IPAJM, José Elias Marçal, ao diretor-geral do Detran, Givaldo Vieira, e ao secretário de Estado de Educação, Vitor Amorim de Angelo, e seus assessores

O 1º Workshop da Rede de Ouvidoria do Governo do Estado reuniu mais de 100 servidores na manhã desta terça-feira (19) no auditório da Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger), no Centro de Vitória. Durante o evento, realizado pela Secretaria de Estado de Controle e Transparência (Secont) em parceria com a Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp), os órgãos que se destacaram por suas boas práticas em Ouvidoria em 2018 foram homenageados, e os participantes assistiram à palestra “Técnicas de Escrita do Texto Administrativo Aplicadas ao Setor Público”.

O evento fez parte da programação do Dia Nacional do Ouvidor, comemorado no dia 16 de março. O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES), a Secretaria de Estado de Educação (Sedu) e o Instituto de Previdência dos Servidores do Estado (IPAJM) foram os destaques, pelo alto índice de responsividade no atendimento às reclamações, sugestões e pedidos de informação enviados pela população. Juntos, os três órgãos receberam 3.789 demandas por meio da Ouvidoria em 2018, a 100% delas.

O diretor-geral do Detran, Givaldo Vieira; o secretário de Estado de Educação, Vitor Amorim de Angelo e o presidente executivo do IPAJM, José Elias Marçal, receberam a homenagem em nome dos órgãos. O secretário de Estado de Controle e Transparência, Edmar Camata, ressaltou que, ao reconhecer as boas práticas e investir na qualificação dos servidores, o objetivo da Secont é estimular e fortalecer o trabalho da Rede de Ouvidoria.

“Responder bem, e no prazo, é o desafio a ser perseguido todo dia. Nossa meta, agora, é que a Ouvidoria vá mais longe: além de atender a 100% das demandas, que possamos dar respostas cada vez mais qualificadas ao cidadão”, destacou o secretário. Camata observou que treinamentos para os servidores diretamente envolvidos no trabalho de Ouvidoria, como o que aconteceu durante o Workshop, são fundamentais para atingir esse objetivo.

Para o diretor-geral do Detran, Givaldo Vieira, a homenagem é o reconhecimento ao trabalho de qualidade desenvolvido pelos servidores do órgão. O Detran atende a um público amplo, de quase dois milhões de veículos registrados e cerca de 1,5 milhão de condutores. “Temos um grande volume de atendimento ao cidadão, que muitas vezes entra em contato por meio da Ouvidoria. Esse é um trabalho que buscamos desenvolver com a máxima eficiência para dar o retorno ao nosso usuário com agilidade e transparência”, disse.

O presidente executivo do IPAJM, José Elias Marçal, também dedicou a homenagem aos servidores do Instituto, pelo comprometimento na elaboração das respostas às demandas. “Fico extremamente feliz por receber uma homenagem como essa, pois a Ouvidoria do IPAJM é a voz dos beneficiários do Instituto, aposentados e pensionistas, bem como dos segurados que estão na ativa, os servidores efetivos estaduais”, comemorou.

Já o secretário de Estado de Educação, Vitor Amorim de Angelo, observou que os dados de a atendimento refletem o engajamento da Sedu em dar respostas efetivas ao cidadão. “Além disso, mostram o peso da Secretaria de Educação, dado o seu tamanho, na avaliação do Governo como um todo. Nossa atuação pode contribuir puxando para cima ou para baixo a avaliação. Por isso, a necessidade de um engajamento e comprometimento da equipe”, lembrou.

Palestra

Na palestra “Técnicas de Escrita do Texto Administrativo Aplicadas ao Setor Público”, o professor J. Jerry Tononi – que é professor universitário e consultor, com larga experiência em Linguagem Jurídica e Acadêmica, Comunicação Empresarial, Leitura e Produção de Textos – mostrou os erros mais comuns cometidos na comunicação administrativa e apresentou um método exclusivo, desenvolvido por ele, para facilitar a redação de ofícios, memorandos e e-mails.  O professor também disponibilizou material de suporte para responder a algumas das principais dúvidas que surgem na hora de redigir um documento.

Ao apresentar o evento, a subsecretária de Estado de Transparência, Mirian Porto do Sacramento, anunciou que a Ouvidoria – que hoje está sob a coordenação da Subsecretaria de Integridade Governamental e Empresarial – passará a ser gerenciada pela Subsecretaria de Transparência, que concentra as ações que visam divulgar dados e informações da gestão governamental e garantir a participação popular na aplicação dos recursos públicos. Também estiveram presentes ao evento o subsecretário de Integridade, Marcelo Altoé, e a coordenadora da Ouvidoria, Audicéia Andrade.

Informações à Imprensa:

Assessora de Comunicação da Secont