Ouvidora-Geral do Estado vai receber homenagem na Assembleia Legislativa

Publicado em 12/03/2018 às 11h06 | Atualizado em 08/05/2018 às 14h06

Em comemoração ao Dia do Ouvidor, a auditora e coordenadora da Ouvidoria-Geral do Estado, Audiceia Lima Silva Andrade, vai receber uma homenagem na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales). A Sessão Solene especial será na terça-feira (13), às 19h, no Plenário Dirceu Cardoso.

O Dia Nacional do Ouvidor, celebrado em 16 de março, foi instituído pela Lei Federal nº 12.632/2012. Mas a data é celebrada desde 1995, quando foi criada a Associação Brasileira de Ouvidores e Ombudsman (ABO), em João Pessoa (PB), logo depois do I Encontro Nacional de Ouvidorias.

A Ouvidoria-Geral, transferida em 2012 para a Secretaria de Estado de Controle e Transparência (Secont), tem o objetivo de ampliar a comunicação entre o Governo e a sociedade, com o propósito de fomentar a participação popular, receber e processar as demandas do cidadão, além de contribuir na formulação de políticas públicas e na melhoria das ações de controle interno e da qualidade dos serviços estaduais prestados à sociedade.

O subsecretário de Estado de Integridade Governamental e Empresarial, Leandro Piquet, destacou os investimentos constantes do Poder Executivo Estadual na Rede de Ouvidoria. Um deles é o sistema e-OUV, lançado em janeiro deste ano, que tornou o acesso mais amigável, aumentando também a eficiência e agilidade na resposta ao cidadão.

“O Espírito Santo é um Estado que preza pelo pluralismo e tem consciência de que o cidadão tem o direito de se informar, de informar e de ser informado. Nosso canal de Ouvidoria  possibilita a participação direta de qualquer pessoa nas decisões da administração pública”, afirmou o subsecretário.

A ouvidora acrescentou que a homenagem da Assembleia Legislativa é o reconhecimento do trabalho realizado por auditores do Estado comprometidos com o fortalecimento do controle social. “Nosso objetivo é criar mecanismos para  atender cada vez melhor a população, incentivando o exercício da cidadania”, afirmou Audiceia Andrade.

Canais

Por meio da Ouvidoria, o cidadão pode fazer denúncias, reclamações, sugestões, elogios e pedidos de informação. As manifestações podem ser registradas no site www.ouvidoria.es.gov.br, por e-mail (ouvidoria@es.gov.br), por telefone (0800 022 11 17), pelo aplicativo de celular Fiscal Cidadão ou presencialmente, na avenida Governador Bley, 236, centro de Vitória, edifício Fábio Ruschi – 6º andar.

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secont

Flávia Martins

(27) 3636-5354 / 98895-1695

flavia.martins@secont.es.gov.br