Secont apresenta ferramentas de transparência a pesquisadores da Ufes

Publicado em 29/10/2019 às 16h33 | Atualizado em 29/10/2019 às 16h34

A Coordenação de Transparência da Secretaria de Estado de Controle e Transparência (Secont) apresentou as ferramentas de dados abertos que podem auxiliar a realização de pesquisas acadêmicas a um grupo de professores e alunos do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

O encontro, realizado na tarde desta quinta-feira (19), na Ufes, contou com a participação do coordenador de Transparência Pública da Secont, Fabricio Masariol, da auditora Gianncarla Labuto e da professora do Departamento de Serviço Social Fabiola Xavier Leal, coordenadora do grupo de pesquisa Fênix, que estuda políticas de saúde, saúde mental e drogas.

O grupo está desenvolvendo uma pesquisa sobre internações compulsórias de dependentes químicos. Para isso, os pesquisadores estão levantando informações sobre sentenças judiciais, mandados judiciais na área da saúde, leitos para pacientes com transtornos mentais e dependência química e os custos da estrutura de atendimento.

A proposta de realizar o encontro surgiu após a coordenadora procurar a Secont para tirar dúvidas sobre como obter os dados que precisava para a pesquisa por meio do Portal da Transparência.

Durante o encontro, os auditores apresentaram aos professores e alunos informações sobre transparência ativa e passiva: onde encontrar os dados públicos disponibilizados pelo governo, como fazer um pedido de informação e como aproveitar da melhor forma a publicação de dados em formato aberto. A disponibilização de informações em formato aberto simplifica e torna mais ágil os trabalhos de pesquisa acadêmica, pois permite o download dos dados para filtragem e edição.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secont

Cintia Bento Alves

(27) 3636-5354 | (27) 98895-1695

cintia.alves@secont.es.gov.br