"Secont na Estrada" capacita servidores de Anchieta

Publicado em 27/11/2017 às 18h22 | Atualizado em 01/12/2017 às 16h05

A Secretaria de Estado de Controle e Transparência (Secont) realizou, nesta segunda-feira (27), mais uma capacitação do projeto “Secont na Estrada”, desta vez para servidores municipais de Anchieta, no Sul do Estado. O Workshop “Transparência Pública: Portais e Lei de Acesso à Informação” foi oferecido em parceria com a Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp).

Aproximadamente 70 servidores assistiram ao workshop, apresentado pelo Auditor do Estado Fabiano Louzada na Escola de Governo de Anchieta. Foram abordados conceitos de transparência pública, sua importância e o papel do cidadão nesse contexto, além das principais leis relacionadas ao tema, dando maior destaque aos conceitos da Lei de Acesso à Informação. Também foi apresentado o Portal da Transparência do Estado (www.transparencia.es.gov.br) e o Serviço de Informação ao Cidadão.

“A transparência é uma importante ferramenta para a participação social. É essencial compartilharmos essa experiência do Governo do Estado com os municípios, buscando sempre a melhoria da gestão pública”, disse o auditor.

Durante a abertura, o controlador-geral de Anchieta, Luiz Carlos Guimarães, ressaltou a importância de o município receber o “Secont na Estrada”. “É um tema muito relevante e atual, e o Estado compartilhar isso acaba enriquecendo o trabalho dos controles internos dos municípios. Sabemos que quanto mais transparente for a administração pública, menor a possibilidade de corrupção”, afirmou o controlador.

O prefeito de Anchieta, Fabrício Petri, também destacou o papel do controle interno, da transparência e do combate à corrupção, para o controle dos gastos públicos.

“Ficamos muito felizes de Anchieta estar sediando esse workshop. Temos a preocupação de dar mais transparência aos atos da gestão e dar mais facilidade para que os cidadãos tenham acesso a essas informações. Contratamos uma empresa para reestruturar o nosso Portal da Transparência. No ano passado, ficamos na 74ª colocação, o que é muito preocupante, e temos feito de tudo para que isso melhore”, afirmou o prefeito.

O projeto

Criado em 2016 para disseminar boas práticas e contribuir para o aprimoramento da gestão nos municípios, nesta edição o projeto “Secont na Estrada” passou por uma reformulação e está sendo desenvolvido em parceria com a Esesp. São oferecidos workshops com duração de quatro horas, compartilhando com municípios de todas as regiões do Estado conhecimentos da Secont sobre Transparência Pública, Lei de Acesso à Informação e Legislação Anticorrupção. A partir do próximo ano, será incluído o tema Controle Interno.

Neste semestre, além de Anchieta, já foram realizadas capacitações em Viana e Aracruz. Os municípios que desejarem receber o “Secont na Estrada” podem solicitar o agendamento junto aos coordenadores regionais da Esesp.  A proposta para o próximo ano é que também seja oferecida a modalidade a distância, em parceria com a Esesp, com objetivo de ampliar o acesso às capacitações.

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secont